publicidade

Pesquisar no Site


Dica do professor Dilson Catarino

Foi assistido é inadequado.

Veja mais
Gramática
Voltar

Silepse de pessoa

26/12/2013

Também chamada de concordância ideológica, a silepse de pessoa é a concordância, não com a palavra escrita, mas sim com o que ela significa. Por exemplo, nós somos brasileiros, portanto, ao utilizarmos a palavra brasileiros, poderemos concordar o verbo com a ideia que essa palavra nos evoca - nós - e dizer Os brasileiros torcemos pelo sucesso da Seleção.

 

- Os professores nos especializamos. (Nós nos especializamos)

- Os alunos deveis estudar mais. (Vós deveis)

 

Existem outros dois tipos de silepses: a de gênero e a de número:

 

- Silepse de gênero: o adjetivo concordará com o gênero adequado ao elemento a que se refere, não com a palavra que o representa. Por exemplo, ao conversar com um prefeito, deve-se utilizar o pronome de tratamento “Vossa Excelência”, de gênero aparente feminino. Como é um homem, o adjetivo tem de ficar no masculino, não no feminino:

 

- Vossa Excelência é muito generoso, Sr. Prefeito.

 

- Silepse de número: o vocábulo concordará com o número adequado ao elemento a que se refere, não com a palavra que o representa. Por exemplo, um estabelecimento comercial afixa uma faixa defronte ao edifício, informando que estará aberto num determinado dia. Poder-se-ia escrever a seguinte frase:

 

- Estaremos aberto amanhã.

 

“Estaremos”, na primeira pessoa do plural, pois “nós (proprietário, funcionários) estaremos lá”. “Aberto”, no singular, pois o que estará aberto será o estabelecimento.


 

 

© Gramática On-line • 1999 - 2017• Todos os direitos reservados ao autor. Proibida cópia total ou parcial dos conteúdos.