Gramática On-line | Por Prof. Dílson Catarino

373 textos cadastrados no site da Gramática On-line

Anuncios Google
Gramatica

Encontre o que procura no Buscapé!

Pesquise preços de Gramatica

www.BuscaPe.com.br

Gramatica

Encontre o que procura no Buscapé!

Pesquise preços de Gramatica

www.BuscaPe.com.br

Gramatica

Encontre o que procura no Buscapé!

Pesquise preços de Gramatica

www.BuscaPe.com.br

Gramatica

Encontre o que procura no Buscapé!

Pesquise preços de Gramatica

www.BuscaPe.com.br

Ultima atualização: 01 SET 2009

/ ANÁLISE DE TEXTO

Poética, de Vinícius de Moraes.

Poética

De manhã escureço
De dia tardo
De tarde anoiteço
De noite ardo.

A oeste a morte
Contra quem vivo
Do sul cativo
O este é meu norte.

Outros que contem
Passo por passo:
Eu morro ontem

Nasço amanhã
Ando onde há espaço
- Meu tempo é quando.



Na primeira estrofe, o poeta estabeleceu uma conexão lógica entre os espaços de tempo que instituem o dia (manhã, tarde, dia e noite), a fim de caracterizar a passagem do tempo. Trabalhou com a antítese, demonstrando que a sequência temporal que forma a vida é cheia de contrastes, de negação:

- manhã x escureço, talvez por interpretar manhã como o início, a inexperiência;

- tarde x anoiteço, talvez por interpretar anoiteço, como cobrir de trevas (um dos significados, figurado, de trevas é estupidez, ignorância;

- noite x ardo (perceba que arder, além de significar consumir-se em chamas, também significa estar aceso). É a ambiguidade da vida: no início, a inexperiência marca nosso viver; na adolescência, a ignorância, ou seja, o início do aprendizado; na fase adulta, a sabedoria, a habilidade, a prática da vida.

Já na segunda estrofe, o poeta trabalhou com os pontos cardeais, elementos fixos, contrastando com a dinamicidade do tempo (tempo = dinâmico x espaço = fixo).


Ao dizer O este é meu norte, empregou o verbo nortear, cujo significado é dirigir, orientar, guiar, então ele diz que se guiava pelo este (leste), local em que o Sol nasce, ou onde está o oceano, que representa a saída para a Europa, o berço da civilização e da cultura (Vinícius viveu seis anos na Inglaterra).

A oeste a morte contra quem vivo: O oeste, onde o sol se põe, representa o fim, a morte, contra a qual ele vivia, ou seja, não desejava a morte, diferentemente dos poetas românticos e simbolistas.


Do sul cativo pode significar que ele se sentia seduzido pelo sul, talvez pelo hemisfério sul, onde se situa o Brasil.

Outros que contem passo a passo, ou seja, os outros é que possuem a responsabilidade de se preocupar com a sucessão de dias; a ele cabia o ato de renovar-se constantemente (Eu morro ontem / Nasço amanhã), sem se inquietar com os acontecimentos cotidianos.

Ando onde há espaço, ou seja, ele não se preocupava com o espaço em se encontrava. O que importa é viver o presente, independentemente do lugar em que se encontra.

Meu tempo é quando pode representar o eterno, ou seja, também não importa a época em que se vive. O que importa é viver, enfrentando as vicissitudes, as contradições, as negações que se nos apresentam durante a vida.

Como se trata de análise de texto, evidentemente há várias maneiras de se interpretar o que o autor escreveu. A intenção do Gramática On-line é promover a discussão acerca de textos variados, é levar o internauta a raciocinar sobre diversos pensamentos de autores diferentes. Em nenhum momento, intencionou-se apresentar a interpretação oficial do texto. Cada um tem sua própria maneira de enxergar as mensagens pretendidas pelo autor. Cabe a você ler, interpretar e entender o texto à sua maneira.

Siga o Gramática no Twitter