Gramática On-line | Por Prof. Dílson Catarino

182 textos cadastrados no site da Gramática On-line

Anuncios Google
Gramatica

Encontre o que procura no Buscapé!

Pesquise preços de Gramatica

www.BuscaPe.com.br

Gramatica

Encontre o que procura no Buscapé!

Pesquise preços de Gramatica

www.BuscaPe.com.br

Gramatica

Encontre o que procura no Buscapé!

Pesquise preços de Gramatica

www.BuscaPe.com.br

Gramatica

Encontre o que procura no Buscapé!

Pesquise preços de Gramatica

www.BuscaPe.com.br

Ultima atualização: 01 SET 2010

/ O COTIDIANO DA LÍNGUA

As moças chegaram rápido (ou rápidas?)

As moças chegaram rápido à festa! 


Adjetivo é a classe de palavras que modificam substantivos ou palavras substantivadas, como pronomes, atribuindo-lhes estado, qualidade ou modo de ser. Quando, por exemplo, se diz que o guepardo é o mamífero mais veloz do planeta, usa-se o adjetivo veloz para qualificar o substantivo mamífero, atribuindo-lhe uma qualidade. Caso se pluralize o substantivo, pluralizar-se-á o adjetivo também, pois este concorda em gênero e número com aquele, ou seja, se o substantivo for masculino ou feminino, singular ou plural, o adjetivo também o será.

Se, por exemplo, a frase apresentada no parágrafo anterior tiver o substantivo no plural, o adjetivo também estará no plural: os guepardos são os mamíferos mais velozes do planeta. Há, porém, algumas situações em que o adjetivo ficará invariável. Vejamo-las: 


 

1- Adjetivo adverbializado: É o adjetivo que, na situação apresentada, funciona como advérbio, ou seja, palavra que modifica verbo, adjetivo ou outro advérbio.A frase mais conhecida de adjetivo adverbializado, no Brasil, é a da propaganda da cerveja Skol: A cerveja que desce redondo. Nessa frase, o adjetivo redondo não modifica o substantivo cerveja, mas sim o verbo descer. Não é a cerveja que é redonda, e sim o modo como ela desce: redondamente.

Na frase apresentada no início deste texto, há um adjetivo adverbializado: rápido, pois não são as moças rápidas, mas sim o modo como chegaram à festa: rapidamente. Veja outros exemplos: 

- As aves voavam baixo.

- Meninas, falem mais alto. 


 

2- Substantivo adjetivado: É o substantivo que, na situação apresentada, funciona como adjetivo, ou seja, palavra que modifica outro substantivo. Ocorre comumente com nomes de cores: prata, pérola, musgo, rosa, cinza, salmão, pastel, chumbo, etc. Veja alguns exemplos: 

- As mulheres gostam de roupas com tons pastel.

- Os ternos palha saíram de moda. Agora, usam-se mais os cinza e os pretos. 


 

3- Adjetivo composto com substantivo adjetivado: Adjetivo composto é a formação com dois ou mais adjetivos, comumente unidos por hífen, que modifica um substantivo. Por exemplo, há problema econômico e há também problema financeiro; e há problema tanto econômico quanto financeiro. Há, portanto, problema econômico-financeiro. Em se tratando de concordância, apenas o último elemento concordará com o substantivo; os demais ficarão na forma masculina, singular. Por exemplo, pluralizando-se problemas, haverá problemas econômico-financeiros. Substituindo-se problemas por situações: Situações econômico-financeiras. Num caso, porém, o adjetivo composto ficará invariável: quando o segundo elemento for um substantivo adjetivado, ou seja, quando o segundo elemento for representado por uma palavra que originalmente seja substantivo. Por exemplo: verde-bandeira, verde-abacate, verde-água, verde-mar, verde-esmeralda, amarelo-canário, amarelo-enxofre, etc. Veja alguns exemplos: 

- Ela tem olhos verde-mar.

- Comprei duas almofadas amarelo-canário. 


 

4- Alguns adjetivos compostos são invariáveis: 

Azul-marinho: Comprei duas calças azul-marinho.

Azul-celeste: As camisetas azul-celeste foram todas vendidas.

Ultravioleta: Raios ultravioleta

Cor-de-rosa: As saias cor-de-rosa estão na moda.

Por outro lado, há dois adjetivos compostos cujos elementos variam todos: 

Surdo-mudo, surda-muda, surdos-mudos, surdas-mudas

Pele-vermelha, peles-vermelhas


 

Obs.: Quanto ao uso do hífen em cor-de-rosa, ocorre o seguinte: Antes de acontecer a Reforma Ortográfica, usava-se hífen em todos os adjetivos compostos iniciados por "cor-de", como em cor-da-pele, cor-de-carne, cor-de-rosa, etc. Com a Reforma, somente cor-de-rosa manteve o hífen. Todos os demais são grafados sem hífen: cor da pele, cor de carne, cor de vinho, cor de café...

1 COMENTÁRIO(S)

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Sergio

30 JUL 2010

Está correto deixar o adjetivo "chave" no singular no exemplo?
"Ele mapeou e revisou processos chave de negócio."
-------------------------
Resposta do Prof. Dílson Catarino:
A palavra "chave", quando colocada depois de um substantivo, com o intuito de determiná-lo, especificá-lo, deve ser ligado a este por hífen e se mantém invariável, ou seja, se o substantivo especificado por ele estiver no plural, ele se manterá no singular: palavras-chave, ideias-chave, postos-chave, processos-chave.

Deixe seu comentário
Siga o Gramática no Twitter

Os ditongos éi, éu, ói só se acentuam na última sílaba, a não ser que haja outra regra concorrente, como em mastóideo: paroxítona em ditongo23h50min em 20/8/2010