Os adjetivos e as palavras adjetivadas concordam em gênero e número com os elementos a que se referem. Por exemplo: gatas malhadas e cachorros brancos, em que os adjetivos malhado e branco ficaram, respectivamente, no feminino plural – malhadas– eno masculino plural – brancos –, por modificarem, respectivamente, gatas, substantivo feminino plural, e cachorros, substantivo masculino plural.
Quando o adjetivo modificar mais de um substantivo, haverá regras especiais, que veremos agora:
I- Adjetivo posposto a dois ou mais substantivos:
Adjunto adnominal:
Quando o adjetivo posposto a dois ou mais substantivos funcionar como adjunto adnominal e qualificar todos os substantivos apresentados, poderá concordar com o elemento mais próximo ou com a soma deles. Por exemplo:
– O Estado compra carros e maçãs argentinas.
– O Estado compra carros e maçãs argentinos.
Uma regra prática para se descobrir se o adjetivo funciona como adjunto adnominal é a seguinte: Substitua os substantivos por um pronome (eles, elas, os, as…); se o adjetivo desaparecer, funcionará como adjunto adnominal. Por exemplo:
Se, na frase apresentada, substituir-se carros e maçãs pelo pronome os, ocorrerá a seguinte frase:
– O Estado compra-os.
O termo argentinos é, portanto, adjunto adnominal.
Há três casos em que o adjunto adnominal concordará apenas com o elemento mais próximo:
1) Se qualificar apenas o elemento mais próximo:
– Comprei óculos e frutas frescas.
2) Se os substantivos forem sinônimos:
– Desrespeitaram o povo e a gente brasileira.
3) Se os substantivos formarem gradação:
– Foi um olhar, uma piscadela, um gesto estranho.
Predicativo do sujeito:
Quando o adjetivo imediatamente posposto a dois ou mais substantivos funcionar como predicativo do sujeito, deverá concordar com a soma dos elementos (Há, porém, gramáticos que admitem a concordância também com o elemento mais próximo). Por exemplo:
– O operário e a esposa, preocupados, saíram para o trabalho.
Predicativo do objeto:
Quando o adjetivo imediatamente posposto a dois ou mais substantivos funcionar como predicativo do objeto, deverá concordar com a soma dos elementos. (Há, porém, gramáticos que admitem a concordância também com o elemento mais próximo). Por exemplo:
– Encontrei o operário e a esposa preocupados com a situação da empresa.
Uma regra prática para descobrir se o adjetivo funciona como predicativo (do sujeito ou do objeto) é a seguinte: Substitua os substantivos por um pronome (eles, elas, os, as…); se o adjetivo não desaparecer, funcionará como predicativo. Por exemplo:
– Considero o pai e o filho responsáveis pelo acidente.
Substituindo-se o pai e o filho pelo pronome os, ocorrerá a seguinte frase:
– Considero-os responsáveis pelo acidente.
O adjetivo responsáveis é, portanto, predicativo do objeto.
II-Adjetivo anteposto a dois ou mais substantivos:
Adjunto adnominal:
Quando o adjetivo anteposto a dois ou mais substantivos funcionar como adjunto adnominal e qualificar todos os substantivos apresentados, deverá concordar apenas com o elemento mais próximo. Por exemplo:
– Trouxe belas rosas e cravos.
Predicativo do sujeito:
Quando o adjetivo imediatamente anteposto a dois ou mais substantivos funcionar como predicativo do sujeito, deverá concordar com a soma dos elementos. (Há, porém, gramáticos que admitem a concordância também com o elemento mais próximo). Por exemplo:
– Preocupados, o operário e a esposa saíram para o trabalho.
Predicativo do objeto:
Quando o adjetivo imediatamente anteposto a dois ou mais substantivos funcionar como predicativo do objeto, deverá concordar com a soma dos elementos. (Há, porém, gramáticos que admitem a concordância também com o elemento mais próximo). Por exemplo:
– Encontrei preocupados com a situação da empresa o operário e a esposa.