Alto-falantes e altos-relevos – Gramática On-line
Eu irei a Roma ou Eu irei à Roma?
9 de julho de 2014
Aluguel e Aluguer
9 de julho de 2014

Alto-falantes e altos-relevos

Pergunta:
O plural da palavra alto-falante é alto-falantes. E o da palavra alto-relevo é altos-relevos. Qual a explicação? Não consegui encontrá-la. No segundo caso, alto é adjetivo e no primeiro, é advérbio? Eu não entendi bem. Agradeço desde já a orientação. Obrigada

 

Resposta:
Adjetivo é o nome da classe gramatical que modifica substantivos; advérbio, o da que modifica verbos, adjetivos ou outros advérbios.

 

Em alto-relevo, o vocábulo relevo é substantivo, pois, além de denominar algo, pode ser antecedido de artigo: o relevo. O vocábulo alto, então, é adjetivo, pois modifica o substantivo relevo.: o relevo é alto.

 

Em alto-falante, o vocábulo falante é adjetivo, pois qualifica um substantivo: alguém é falante. O vocábulo alto, então, é advérbio, pois modifica o adjetivo falante.

 

Os substantivos e os adjetivos são variáveis, ou seja, admitem flexão para o plural. Já os advérbios são invariáveis. Por isso o plural de alto-relevo é altos-relevos (adjetivo + substantivo), ambos no plural, e o de alto-falante é alto-falantes (advérbio + adjetivo).