As moças chegaram rápido à festa. – Gramática On-line
Intertexto x paródia
14 de março de 2014
Ele não negoceia com qualquer um.
14 de março de 2014

As moças chegaram rápido à festa.

Adjetivo é a classe de palavras que modificam substantivos ou palavras substantivadas, como pronomes, atribuindo-lhes estado, qualidade ou modo de ser. Quando, por exemplo, se diz que o guepardo é o mamífero mais veloz do planeta, usa-se o adjetivo veloz para qualificar o substantivo mamífero, atribuindo-lhe uma qualidade. Caso se pluralize o substantivo, pluralizar-se-á o adjetivo também, pois este concorda em gênero e número com aquele, ou seja, se o substantivo for masculino ou feminino, singular ou plural, o adjetivo também o será. Se, por exemplo, a frase apresentada tiver o substantivo no plural, o adjetivo também estará no plural: os guepardos são os mamíferos mais velozes do planeta.

Há, porém, algumas situações em que o adjetivo ficará invariável. Vejamo-las:

ADJETIVO ADVERBIALIZADO

 

É o adjetivo que, na situação apresentada, funciona como advérbio, ou seja, palavra que modifica verbo, adjetivo ou outro advérbio.

A frase mais conhecida de adjetivo adverbializado, no Brasil, é a de uma propaganda de cerveja: A cerveja que desce redondo. Nessa frase, o adjetivo redondo não modifica o substantivo cerveja, mas sim o verbo descer. Não é a cerveja que é redonda, e sim o modo como ela desce: redondamente. Em vez de usar o advérbio com o sufixo –mente, o que pode tornar-se enfadonho num texto, usa-se o adjetivo adverbializado, ou seja, transforma-se o adjetivo em advérbio: A cerveja desce redondo.

Na frase apresentada no início deste texto, há um adjetivo adverbializado: rápido, pois não são as moças rápidas, mas sim o modo como chegaram à festa: rapidamente. A frase adequada, então, é a seguinte:

– As moças chegaram rápido à festa!

Veja outros exemplos:

– As aves voavam baixo.
– Meninas, falem mais alto.
SUBSTANTIVO ADJETIVADO

 

 

É o substantivo que, na situação apresentada, funciona como adjetivo, ou seja, palavra que modifica outro substantivo. Ocorre comumente com nomes de cores: prata, pérola, musgo, rosa, cinza, salmão, pastel, chumbo, etc. Veja alguns exemplos:

– As mulheres gostam de roupas com tons pastel.

– Os ternos palha saíram de moda. Agora, usam-se mais os cinza e os pretos.

– Há três carros prata.

– Algumas meninas gostam de roupas rosa.

ADJETIVO COMPOSTO COM
SUBSTANTIVO ADJETIVADO

 

Adjetivo composto é a formação com dois ou mais adjetivos que modifica um substantivo. Comumente os elementos são unidos por hífen. Por exemplo, há problema econômico e há também problema financeiro; e há problema tanto econômico quanto financeiro. Há, portanto, problema econômico-financeiro. Eis aí a formação de um adjetivo composto.

Em se tratando de concordância, apenas o último elemento do adjetivo composto concordará com o substantivo; os demais ficarão na forma masculina, singular. Por exemplo, pluralizando-se problemas, haverá problemas econômico-financeiros. Substituindo-se problemas por situações: Situações econômico-financeiras.

Num caso, porém, o adjetivo composto ficará invariável: quando o segundo elemento for um substantivo adjetivado, ou seja, quando o segundo elemento for representado por uma palavra que originalmente seja substantivo. Por exemplo: verde-bandeira, verde-abacate, verde-água, verde-mar, verde-esmeralda, amarelo-canário, amarelo-enxofre, etc. Veja alguns exemplos:

– Ela tem olhos verde-mar.

– Comprei duas almofadas amarelo-canário.

– Comprou roupas azul-piscina.

– Ela gosta de camisas azul-turquesa.

Alguns adjetivos compostos são invariáveis mesmo não havendo substantivo: azul-marinho, azul-celeste, ultravioleta, cor-de-rosa:

 

 

– As calças azul-marinho e as camisas azul-celeste.

– Os raios ultravioleta.

– Ela usava chapéus cor-de-rosa.

Obs.: Nenhuma outra locução iniciada por cor de… tem hífen. A Reforma Ortográfica o manteve somente em cor-de-rosa.

Jaquetas cor de vinho e blusas cor de café.

Por outro lado, há dois adjetivos compostos cujos elementos variam todos:

Surdo-mudo, surda-muda, surdos-mudos, surdas-mudas
Pele-vermelha, peles-vermelhas

 

 

– Nos filmes, os índios peles-vermelhas sempre são derrotados pelos estadunidenses.

– As pessoas surdas-mudas se comunicam pela Língua Brasileira e Sinais (Libras)