Entre 2008 e 2011 – Gramática On-line
Qualquer x nenhum x algum
17 de março de 2014
Tinha uma pedra no meio do caminho.
18 de março de 2014

Entre 2008 e 2011

“A Honda está chamando donos de Civic fabricados entre 2008 a 2011 para fazer a substituição dos parafusos da polia da bomba d’água do motor”. Essa era a notícia veiculada em um canal da internet sobre o recall que seria realizado pela Honda envolvendo mais de cem mil veículos no Brasil. O que me chamou a atenção nessa notícia foi o uso da preposição “a” entre os números que representam os anos em que os veículos foram fabricados, porque ela está inadequada. Explico-lhe:

 

Ao usar a preposição entre com o significado de a meio de dois espaços, dois tempos, duas situações, usa-se, entre os elementos indicadores dos espaços, tempos ou situações, a conjunção e, e não a preposição a. Esta deverá ser usada só quando anteriormente ao primeiro elemento for usada a também preposição de:

 

– A Honda está chamando donos de Civic fabricados entre 2008 e 2011…
– A Honda está chamando donos de Civic fabricados de 2008 a 2011…

 

Outra inadequação na frase apresentada é a falta de hífen no substantivo “bomba-d’água”. A última reforma ortográfica criou uma regra concernentemente ao hífen: “Todos os substantivos compostos formados por dois substantivos entremeados pela preposição de, com apóstrofo, obrigatoriamente passam a ser hifenizados”:

 

– bomba-d’água
– caixa-d’água
– estrela-d’alva
– pau-d’alho
– galinha-d’angola