Adjetivo é a classe gramatical que modifica um substantivo, atribuindo-lhe qualidade, estado ou modo de ser.
Adjetivo explicativo:
É o adjetivo que denota qualidade essencial ao ser, qualidade inerente, ou seja, qualidade que não pode ser retirada do substantivo. Por exemplo, todo homem é mortal, todo fogo é quente, todo leite é branco, então mortal, quente e branco são adjetivos explicativos concernentemente a homem, fogo e leite.
Adjetivo restritivo:
É o adjetivo que denota qualidade adicionada ao ser, ou seja, qualidade que pode ser retirada do substantivo. Por exemplo, nem todo homem é inteligente, nem todo fogo é alto, nem todo leite é enriquecido, então inteligente, alto e enriquecido são adjetivos restritivos concernentemente a homem, fogo e leite.
Adjetivo imediatamente após o substantivo qualificado por ele:
Adjetivo explicativo: Se ele for adjetivo explicativo, deverá estar entre vírgulas.
– O homem, mortal, age como um ser imortal.
Nessa frase, mortal é adjetivo explicativo, pois indica uma qualidade essencial ao substantivo. Por isso está entre vírgulas.
Adjetivo restritivo: Se for adjetivo restritivo, duas situações poderão ocorrer:
1- Adjetivo restritivo não isolado por vírgula(s):
– O homem inteligente lê mais.
Nessa frase, inteligente é adjetivo restritivo, pois indica uma qualidade adicionada ao substantivo. Por isso não está entre vírgulas.
Observe que inteligente, apesar de não ser essencial a todos os homens, é especificamente ao universo de homens dos quais estamos falando.
2- Adjetivo restritivo isolado por vírgula(s):
– O diretor, preocupado, atendeu ao telefone.
Observe que preocupado não é uma qualidade essencial a todos os homens nem o é ao diretor a quem se refere; o diretor possui a qualidade de preocupado apenas em determinado momento.