É o termo da oração que completa a significação de um nome (adjetivo, advérbio ou substantivo abstrato), por intermédio de uma preposição.
Funcionarão como complemento nominal:
01) Toda palavra com preposição, dentro da função sintática, paciente ou destinatário da ação contida no núcleo.
– A construção do prédio foi considerada um erro.
O termo do prédio funciona como CN, pois o prédio é elemento paciente em relação à ação de construir (Alguém construiu o prédio).
– Temos confiança em nossos amigos.
O termo em nossos amigos funciona como CN, pois é elemento destinatário em relação à ação de confiar (Nós confiamos em nossos amigos).
02) Os pronomes oblíquos átonos me, te, lhe, nos, vos e lhes funcionarão como complemento nominal, quando possuírem valor de a alguém, não provindo a preposição do verbo. A preposição, porém, desaparece.
– Tenho-lhe respeito.
O pronome lhe funciona como CN, pois Tenho respeito a alguém, sendo que a prep. a não provém do verbo ter, e sim do substantivo respeito.
03) Quando o complemento nominal for representado por uma oração, recebe o nome de oração subordinada substantiva completiva nominal.
– Temos confiança em que conseguiremos nosso intento.
A oração que conseguiremos nosso intento é oração subordinada substantiva completiva nominal, pois a preposição em não provém do verbo, mas sim do substantivo confiança.