Quite, anexo, incluso – Gramática On-line

Tudo o que você precisa saber sobre
Gramática está aqui!

Meio
20 de junho de 2018
20 de junho de 2018

Quite, anexo, incluso

Esses três elementos concordam com o substantivo a que se referem. Quite é adjetivo e significa o que saldou suas contas, livre de dívida. Por exemplo:

 

– Estou quite com meus credores.

– Estamos quites com nossos credores.

– Anexas, seguem as fotocópias dos documentos solicitados. 

– Estão inclusos o café da manhã e o almoço.

 



 

Observações sobre anexo:

Quando esse elemento for adjetivo, concordará com o substantivo a que se refere. Por exemplo:

 

As fotografias seguem anexas ao documento;

– Enviarei os comprovantes de depósito anexos ao processo.

 

Quando, porém, anexo for substantivo, será invariável e poderá ser usado com a preposição em, com ou sem o artigo o: no. Isso ocorrerá quando houver um anexo (um pacote, um envelope, uma caixa, etc…) e dentro dele estiver o objeto em questão. Por exemplo:

Suponhamos que eu lhe envie um pacote contendo alguns documentos; dentro desse pacote vai um envelope com alguns comprovantes de depósito. Muito bem. O que há, então? Há os comprovantes de depósito dentro do envelope, o qual anexei ao pacote. O envelope está anexo ao pacote, então. E os comprovantes estão dentro do anexo. Nesse caso, devo construir a frase assim:

 

– Enviei os comprovantes de depósito em anexo. (ou no anexo).

 

Essa frase deixa claro que os comprovantes não foram soltos dentro do pacote, mas sim dentro do envelope anexo ao pacote. Poderíamos construir a frase um pouco diferente:

 

– Enviei-lhe um pacote com os documentos do processo. Há um envelope anexo ao pacote. Os comprovantes de depósito seguem no anexo.

 

O artigo o foi usado anteriormente ao substantivo (no anexo), pois o texto foi construído de tal maneira que já se sabia da existência do envelope antes de escrever a palavra anexo.

 



 

E os arquivos que enviamos por e-mail? Aqueles que o destinatário tem de abrir para os ler? Em relação a isso, ocorre o seguinte:

O anexo é o arquivo enviado. As informações contidas no arquivo estão em anexo ou no anexo. Veja uma frase que poderia constar do "corpo" do e-mail:

 

Olá, Jáber. Conforme combinamos, envio-lhe anexos os arquivos com as informações das quais você necessita para dar início ao processo.

 

Ou poderíamos escrever o seguinte:

 

– Olá, Jáber. Conforme combinamos, envio-lhe, nos anexos, as informações das quais você necessita para dar início ao processo.