Os verbos não são palavras com sentido fixo nem com regência fixa, por isso é importantíssimo ter um dicionário para poder pesquisar os significados e os usos deles.
.
Os dicionários de regência verbal trazem a seguinte explicação acerca dos verbos precisar, necessitar, acreditar e crer:
.
– Precisar e necessitar: No sentido de ter necessidade ou de carecer tanto podem ser usados com a preposição de quanto sem ela, seja o complemento substantivo, pronome ou oração. Por exemplo:
.
– Preciso emagrecer. / Preciso de emagrecer.
– Necessito emagrecer. / Necessito de emagrecer.
– Precisamos mais verbas para a Educação. / Precisamos de mais verbas para a Educação.
– Necessitamos mais verbas para a Educação. / Necessitamos de mais verbas para a Educação.
.
– Acreditar: No sentido de admitir, aceitar, estar ou ficar convencido da veracidade, existência ou ocorrência de algo tanto pode ser usado com a preposição em quanto sem ela, seja o complemento substantivo, pronome ou oração. Por exemplo:
.
– Não acredito mais suas palavras. / Não acredito mais em suas palavras.
– Eles acreditam que o resultado será favorável à empresa. / – Eles acreditam em que o resultado será favorável à empresa.
.
– Crer: No sentido de acreditar, tomar por verdadeiro, ter por certo, ter confiança em algo ou em alguém regerá a preposição em se seu complemento for substantivo ou pronome e não a regerá se o complemento for uma oração. Por exemplo:
.
– Creio em Deus.
– Creio em suas palavras.
– Creio que eles providenciarão o material necessário.