Acredita Deus? Sim. Creio em Deus. – Gramática On-line

Gramática e Produção de textos
descomplicadas!

Sou muito friolento.
31 de julho de 2019
Com certeza, não!
14 de agosto de 2019

Acredita Deus? Sim. Creio em Deus.

Os verbos não são palavras com sentido fixo nem com regência fixa, por isso é importantíssimo ter um dicionário para poder pesquisar os significados e os usos deles.

.

Os dicionários de regência verbal trazem a seguinte explicação acerca dos verbos precisar, necessitar, acreditar e crer:

.

– Precisar e necessitar: No sentido de ter necessidade ou de carecer tanto podem ser usados com a preposição de quanto sem ela, seja o complemento substantivo, pronome ou oração. Por exemplo:

.

– Preciso emagrecer. / Preciso de emagrecer.
– Necessito emagrecer. / Necessito de emagrecer.
– Precisamos mais verbas para a Educação. / Precisamos de mais verbas para a Educação.
– Necessitamos mais verbas para a Educação. / Necessitamos de mais verbas para a Educação.

.

– Acreditar: No sentido de admitir, aceitar, estar ou ficar convencido da veracidade, existência ou ocorrência de algo tanto pode ser usado com a preposição em quanto sem ela, seja o complemento substantivo, pronome ou oração. Por exemplo:

.

– Não acredito mais suas palavras. / Não acredito mais em suas palavras.
– Eles acreditam que o resultado será favorável à empresa. / – Eles acreditam em que o resultado será favorável à empresa.

.

– Crer: No sentido de acreditar, tomar por verdadeiro, ter por certo, ter confiança em algo ou em alguém regerá a preposição em se seu complemento for substantivo ou pronome e não a regerá se o complemento for uma oração. Por exemplo:

.

– Creio em Deus.
– Creio em suas palavras.
– Creio que eles providenciarão o material necessário.