“Junte-se às outras cento e cinquenta milhões de pessoas…”. Não faça isso! – Gramática On-line

Gramática e Produção de textos
descomplicadas!

Vírgula antes de e
30 de agosto de 2019
Junte-se a outras pessoas x Junte-se às outras pessoas.
6 de setembro de 2019

“Junte-se às outras cento e cinquenta milhões de pessoas…”. Não faça isso!

Essa frase, inadequada ao padrão culto da Língua Portuguesa, foi muito divulgada na maior rede de televisão do país, durante uma campanha anual de arrecadação de dinheiro.

.

Observemo-la atentamente e corrijamo-la:

.

1- “Junte-se às outras…”

.

Muitos julgaram inadequado o uso do acento indicador de crase, pois não o há diante de pronomes indefinidos.

.

Ocorre, porém, que “outro” é um pronome indefinido que varia em gênero e número – outro, outra, outros, outras – e que pode ser determinado por artigo – o outro, a outra, os outros, as outras.

.

Havendo o artigo e sendo o pronome regido pela preposição “a”, acontecerá a combinação “ao” e “aos” em “outro” e “outros” – ao outro, aos outros -, e a contração denominada de crase “à” e “às” em “outra” e “outras” – à outra, às outras.

.

O trecho, portanto, está adequado, pois o verbo “juntar-se” rege a preposição “a”, e o pronome “outras” é determinado pelo artigo “as”: “Junte-se às outras…”

.

2- “… cento e cinquenta milhões de pessoas…”.

.

O numeral coletivo “milhão” tem natureza substantiva, ou seja, age como se o fosse. É precedido de outros numerais (um milhão), de artigos (o milhão), de pronomes demonstrativos (esses milhões) ou indefinidos (alguns milhões), dentre outros, e seguido da preposição “de” e de substantivo.

.

O termo que o precede concorda com ele, ou seja, se se usar “milhão”, esse termo concordará no masculino singular: um milhão, o milhão, este milhão, outro milhão; se se usar “milhões”, no masculino plural: dois milhões, os milhões, esses milhões, outros milhões.

.

O termo posterior à preposição “de” não interfere na concordância do termo que precede “milhão”: dois milhões de moedas, o milhão de cédulas, esses milhões de árvores, outros milhões de pessoas.

.

Interfere, porém, na concordância do verbo, pois, como “milhão” é um numeral coletivo, a concordância verbal se dará da mesma forma que acontece com os substantivos coletivos em geral, que é esta:

.

A) Coletivo isolado: O verbo concorda com ele.

.

  • Havia dois milhões de cédulas nesse cofreSumiu um milhão.
  • .

B) Coletivo sucedido da preposição “de”: O verbo  tanto pode concordar com o coletivo quanto com o termo posterior à preposição.

.

  • Um milhão de cédulas desapareceu.
  • Um milhão de cédulas desapareceram.
  • Junte-se ao milhão de pessoas que ajudou.
  • Junte-se ao milhão de pessoas que ajudaram.

.

3- Frase inteira: “Junte-se às outras cento e cinquenta milhões de pessoas…”

.

Inadequada, pois o pronome indefinido “outro” tem de concordar com “milhões” – os outros. Assim se corrige a frase:

  • Junte-se aos outros cento e cinquenta milhões de pessoas…