Obrigado, obrigada, obrigados, obrigadas – Gramática On-line

Gramática e Produção de textos
descomplicadas!

Já houve situações piores…
20 de junho de 2018
Por que há hífen em pé-de-meia e não o há em pé de moleque?
20 de junho de 2018

Obrigado, obrigada, obrigados, obrigadas

Obrigado, particípio do verbo obrigar, em agradecimentos é adjetivo, cujo significado é aquele que se sente devedor de um favor, de uma amabilidade; agradecido, grato. Significa, portanto, sentir-se obrigado a alguém por algo. Por ser adjetivo, deve concordar com o elemento a que se refere em gênero e número, ou seja, será masculino ou feminino, singular ou plural, conforme a pessoa que se sentir obrigada a retribuir algo.

 

Um homem, portanto, deve agradecer, usando a palavra obrigado; uma mulher, obrigada; um homem, em nome de outras pessoas, obrigados; uma mulher, em nome de outras pessoas de ambos os sexos, ou em nome de outros homens, obrigados; uma mulher, em nome de outras mulheres, obrigadas.

 

Uma formanda de escola em que só estudam mulheres, em seu discurso de formatura deveria dizer “obrigadas”, já que agradece não só por si, mas em nome de todas as alunas, que estão agradecidas, gratas, obrigadas.

 

E a resposta a um agradecimento? No Brasil, há o costume de retribuir com um Obrigado você, que é inadequado ao padrão culto da língua. O adequado é responder da seguinte maneira:

 

– Obrigado eu, se for um homem.

– Obrigada eu, se for uma mulher.

– Obrigados nós, se o falante representar várias pessoas de ambos os sexos ou somente homens.

– Obrigadas nós, se a falante representar várias mulheres.