Respeitamo-las; respeitem-nas, então. – Gramática On-line

Gramática e Produção de textos
descomplicadas!

Adjunto adnominal x Predicativo
12 de novembro de 2018
Sujeito simples e composto x oculto x indeterminado
12 de novembro de 2018

Respeitamo-las; respeitem-nas, então.

Os brasileiros que não se importam de usar a Língua Portuguesa inadequadamente utilizam os pronomes ele, ela, eles, elas como complementos de verbos com ou sem preposição. Ocorre, porém, que só se usam esses pronomes para complementar verbos com preposição. É inadequado, portanto, dizer “Encontrei ela ontem”, pois “Quem encontra, encontra alguém”; o verbo “encontrar” não exige preposição alguma; não se pode usar, então, ele, ela, eles, elas como complemento dele; deve-se usar o, a, os, as. Em vez de dizer “Encontrei ela ontem”, deve-se dizer “Encontrei-a ontem”.

Esses pronomes, no entanto, nem sempre são usados dessa maneira. Há casos em que se devem usar as variantes deles. Vejamos:

Quando o verbo que não exige preposição – denominado de verbo transitivo direto – terminar em vogal, usam-se o, a, os, as como seu complemento – chamado de objeto direto. Por exemplo:

– Encontre-a!

– Procurei-os; encontrei-os finalmente.

 

Se, porém, o verbo transitivo direto terminar em R, S ou Z, essas terminações desaparecem, e os pronomes se transformam em lo, la, los, las. Por exemplo:

– Vou encontrá-la. (vou encontrar + ela)

– Tu encontra-la sempre? (tu encontras + ela)

– As meninas, aquele garoto sedu-las. (seduz + elas)

 

Já, se o verbo transitivo direto terminar em M, ÃO ou ÕE, as terminações não desaparecem, e os pronomes se transformam em no, na, nos, nas. Por exemplo:

– Eles encontraram-na (eles encontram + ela)

– Os sapatos, põe-nos. (põe + eles)

– Essas matérias? Dão-nas naquela escola? (Dão + elas)

 

Todas as frases apresentadas também podem ter o uso dos complementos ele, ela, eles, elas, acompanhados da preposição “a”. O mais comum, porém, é o uso de o, a, os, as, lo, la, los, las, no, na, nos, nas como o fizéssemos.

 

Quando o verbo exigir preposição, será denominado de verbo transitivo indireto. Se a preposição exigida for “a”, o complemento – chamado de objeto indireto – tanto pode ser ele, ela, eles, elas, acompanhados da preposição, quanto lhe, lhes, quando a preposição desaparece. Por exemplo:

– Obedecemos-lhe. ou Obedecemos a ele.

– Não lhe pagarei a dívida agora. ou Não pagarei a dívida a ele agora.


A frase apresentada, portanto, está de acordo com as normas padrão da Língua Portuguesa. Vejamos:

Respeitar é verbo transitivo direto, pois quem respeita, respeita alguém. Os pronomes que o complementam são o, a, os, as.

Como em respeitamos, a forma verbal termina em S, essa letra desaparece, e o pronome se transforma em las. Em respeitem, a forma verbal termina em M; o pronome se transforma em nas:

– Respeitamo-las; respeitem-nas, então.