Observe a frase seguinte e corrija as inadequações gramaticais:
Tem dúvidas em Gramática da Língua Portuguesa? Por que não mas envia? Responderei-as pra você rapidamente.
Análise gramatical:
Tópico 1- “Tem dúvidas…”. Adequado.
O verbo “ter” tem como sujeito oculto “você”: “Você tem dúvidas…”.
Se o sujeito fosse “vocês”, haveria acento no verbo “ter” – têm -, e o outro verbo também ficaria no plural – enviam.
Outra possibilidade é a de impessoalizar o período, usando o verbo “haver”: “Há dúvidas…”. Ou ainda usar um sinônimo de “haver”: “Existem dúvidas…”.
Tópico 2- O substantivo “dúvidas” não rege a preposição “em”, e sim “de, sobre, acerca de, a respeito de, em relação a”.
É inadequado, então, usar “Tem dúvidas em…”. O adequado é “Tem dúvidas de / sobre / acerca de / a respeito de / em relação a…”.
Tópico 3- “Por que”, separado e sem acento, tem o sentido de “por qual razão”. É a junção da preposição “por” com o pronome interrogativo “que”. Adequado, portanto.
Tópico 4- “Por que não mas envia?” Adequado.
O verbo “enviar” tem dois complementos: “me” (a quem as dúvidas são enviadas = a mim) e “as” (o que é enviado = as dúvidas). A contração desses dois termos resulta em “mas”.
.
Os pronomes “me, te, lhe, nos, vos, lhes” se contraem com “o, a, os, as” resultando assim:
.
contração com “o”: mo, to, lho, no-lo, vo-lo, lho;
contração com “a”: ma, ta, lha, no-la, vo-la, lha;
contração com “os”: mos, tos, lhos, no-los, vo-los, lhos;
contração com “as”: mas, tas, lhas, no-las, vo-las, lhas.
Veja outro exemplo:
.
“O Gramática On-line dá um livro ao vencedor do desafio do mês.”
.
Nessa frase, “um livro” pode ser substituído por “o”, e “ao vencedor”, por “lhe”: lhe + o = lho: O Gramática On-line dá-lho.
Para essa contração ser usada, há de haver contexto, ou seja, o texto tem de trazer claramente, antes da contração, “livro” e “vencedor”, como ocorre com a frase apresentada: “mas” = “me” (eu, a quem as dúvidas são enviadas) + “as” (as dúvidas enviadas).
.
Outros exemplos:
.
– Lembra que lhe prometi aquele perfume? Trouxe-lho agora. (lhe + o – “o” refere-se a “perfume”)
.
– Você disse que nos enviaria o convite para a festa de seu aniversário, e não no-lo enviou. (nos + o – “o” refere-se a “convite”)
Tópico 5- “Responderei-as…”. Duas inadequações:
.
1- O verbo “responder” na frase rege dois complementos: a preposição a ser usada é “a”, não é adequado usar “para”, além de que é inadequado o uso de “pra”: (algo a alguém – responderei as dúvidas a você). Substitui-se o substantivo “dúvidas” por “as” e “você” por “lhe”: lhe + as = lhas.
.
2- O verbo “responder” está no futuro do presente do indicativo – responderei – acompanhado da contração “lhas”. Esta deve ser colocada no meio do verbo – mesóclise: “Responder-lhas-ei”.
.
A mesóclise é assim construída:
.
Isola-se o infinitivo do verbo (responder) e as desinências do futuro do presente (ei, ás, á, emos, eis, ão) e coloca-se o pronome entre elas: responder-lhe-ei; responder-me-ás…)
.
No futuro do pretérito ocorre o mesmo:
.
Isola-se o infinitivo do verbo (responder) e as desinências (ia, ias, ia, íamos, íeis, iam) e coloca-se o pronome entre elas: responder-lhe-ia; responder-me-ias…)
.
As contrações são colocadas da mesma forma:
.
Isola-se o infinitivo do verbo (responder) e as desinências (ei, ás, á, emos, eis, ão ou ia, ias, ia,íamos, íeis, iam” e coloca-se a contração entre elas: responder-lhos-ia; responder-ma-ias…)
.
– Eu mandaria a vós meu currículo = Eu mandaria + vos + o = Eu mandaria + vo-lo + ia = Eu mandar-vo-lo-ia.
A frase apresentada, portanto, pode ser corrigida assim:
.
– Tem dúvidas de Gramática da Língua Portuguesa? Por que não mas envia? Responder-lhas-ei rapidamente.
– Há dúvidas acerca de Gramática da Língua Portuguesa? Por que não mas envia? Responder-lhas-ei rapidamente.
– Existem dúvidas sobre Gramática da Língua Portuguesa? Por que não mas envia? Responder-lhas-ei rapidamente.