Segundo os principais dicionários – Houaiss, Aurélio, Aulete, Michaelis e Priberam –, o adjetivo frígido significa com baixa temperatura; frio, gelado, gélido; que é muito frio; álgido, regelado. Por exemplo:
.
– Tem feito manhãs frígidas em nossa região.
.
Há também os sentidos figurados do adjetivo frígido:
.
1- Que se mostra indiferente, apático, distante; que não se envolve ou não deixa transparecer nenhum envolvimento; que demonstra falta de ardor, de interesse, de envolvimento; indiferente.
.
– Alguns jovens se mostram frígidos nos relacionamentos reais.
.
2- Desprovido de desejo sexual e insensível ao orgasmo; que não experimenta prazer no ato sexual; que não demonstra desejo sexual.
.
– Engana-se quem diz que só há mulheres frígidas. Há muitos homens frígidos também.
.
Os adjetivos podem ser expressos num grau mais elevado ou muito elevado. Gramaticalmente denominamos isso de superlativo. Dois superlativos nos interessam neste texto: o superlativo absoluto analítico, que é o enaltecimento do adjetivo por meio de um advérbio, como muito frígido, e o superlativo absoluto sintético, que é o enaltecimento do adjetivo por meio de um sufixo (-ílimo, -érrimo, -íssimo). O superlativo absoluto sintético de frígido é frigidíssimo.
.
– Tem feito manhãs frigidíssimas em nossa região.
– Alguns jovens se mostram frigidíssimos nos relacionamentos reais.
– Engana-se quem diz que só há mulheres frigidíssimas. Há muitos homens frigidíssimos também.
.
Não se esqueça do acento em frígido e frígida. Se não o usar, haverá a formação de outra palavra: o particípio regular do verbo frigir, cujo sentido é cozer alimentos com manteiga, azeite ou outra substância oleosa; fritar.
O particípio regular – frigido – é usado na voz ativa, com ter ou haver. O particípio irregular – frito –, na voz passiva, com ser ou estar. Por exemplo:
.
– Os ovos foram fritos por um excelente cozinheiro.
– Esse cozinheiro tem frigido ovos sensacionais.
.
Há também o sentido figurado de frigido: transtornar ou transtornar-se, tornar ou tornar-se perturbado; atormentar ou atormentar-se, importunar ou importunar-se.
.
– O pai tem frigido o filho tentando que este confesse a má conduta.
– Eu não me havia frigido com aquelas perguntas infantis.