Matéria-prima, matéria prima ou materiaprima? – Gramática On-line
Esperamos termos ou Esperamos ter?
9 de julho de 2014
SC: dígrafo ou encontro consonantal?
9 de julho de 2014

Matéria-prima, matéria prima ou materiaprima?

Pergunta:
De acordo com a nova ortografia, como ficou a grafia da palavra matéria-prima?

 

Resposta:
A Reforma Ortográfica modificou as regras sobre hífen somente dos vocábulos cujo primeiro elemento não seja uma palavra de fato, ou seja, quando o primeiro elemento não puder ser usado sozinho em uma frase, como é o caso de proto, auto, semi, supra, super, etc.
Nesse caso, haverá hífen de acordo com a seguinte regra:

 

1- Se o primeiro elemento terminar em vogal e o segundo se iniciar pela mesma vogal ou por H: anti-imperialista, anti-higiênico, antiofídico, antipacifista. Se o segundo elemento se iniciar por R ou por S, essas letras se duplicam: antirreligioso, antissemita.

 

2- Se o primeiro elemento terminar em consoante e o segundo se iniciar pela mesma consoante, por R ou por H: sub-bibliotecário, sub-raça, sub-humanidade, subgerente, subagência.
Obs.: Os elementos CO, RE, PRO (“o” fechado), PRE (“e” fechado), TRANS, AN, DES, IN nunca terão hífen: coerdeiro, coordenar, coabitar, reeleito, reumanizar, preencher, transexual, anistórico, desumanizar, inábil.

 

3- Há casos especiais: pan-americano, mal-educado, ex-professor, etc.
————————–
Quando o primeiro elemento puder ser usado sozinho e houver a formação de uma palavra composta, seja ela substantivo ou adjetivo, o hífen deve ser usado, a não ser que entre os elementos haja uma preposição ou uma conjunção. Nesse caso, só haverá hífen se formar palavra representativa de espécie botânica ou zoológica.
mão-aberta, mas mão de obra, pois há preposição entre os dois elementos. porém mão-de-gato, porque é o nome de uma árvore.
Há, porém, palavras que, mesmo tendo uma preposição ou uma conjunção entre os elementos e não sendo espécie botânica nem zoológica, são hifenizadas. Ei-las: água-de-colônia, arco-da-velha, cor-de-rosa, mais-que-perfeito.
A palavra apresentada, portanto, se escreve desta maneira:
MATÉRIA-PRIMA.