Referi-me a todas as alunas. Por que não há crase no “a” e no “as”? – Gramática On-line
nada-se-consegue-sem-esforco-2
Eles têm se esforçado ou eles têm esforçado-se?
6 de julho de 2015
swarm
Natália Catarino apresentando o projeto Swarm The World
25 de agosto de 2015

Referi-me a todas as alunas. Por que não há crase no “a” e no “as”?

image

 

Em Referi-me a todas as alunas, entendi que não se usa sinal indicativo de crase antes de todas, pois não admite artigo. A regra estabelecida é porque a preposição “a” é seguida de palavra no plural.
Finalmente pergunto: Em as de as alunas não houve crase por ser adjunto de todas? e não está diretamente ligada ao verbo referir?

 

Primeiramente, analisemos o verbo: Há dois verbos semelhantes: referir e referir-se.

O verbo referir, que significa, segundo o dicionário Aurélio, expor de viva voz ou por escrito; narrar, contar, relatar; trazer à baila; alegar, citar, não exige preposição diante da coisa e exige a preposição a diante da pessoa. Por exemplo:

– O pai referia aos filhos os negócios feitos durante o dia.

O verbo referir-se, pronominal, que significa, segundo o Aurélio também, reportar-se, aludir; ter relação; dizer respeito, exige a preposição a diante de seu complemento, seja coisa ou pessoa. Como ele é pronominal, cada pessoa é acompanhada de seu respectivo pronome: eu me refiro, tu te referes, ele se refere, nós nos referimos, vós vos referis, eles se referem. Por exemplo:

– O pai referiu-se aos negócios feitos durante o dia.

Visto isso, partamos para a análise da possibilidade de haver o acento indicador de crase, o acento grave (à):

Haverá tal acento quando o verbo – ou qualquer outra classe gramatical – exigir a preposição a e o termo seguinte, o artigo a ou as, ou ainda quando houver um destes pronomes – aquele(s), aquela(s), aquilo.

Na frase apresentada – Referi-me a todas as alunas –, há a preposição a, exigida pelo verbo referir-se, e o artigo as, que define o substantivo alunas, porém entre eles há o pronome todas, por isso não ocorre a crase.

Caso não houvesse tal pronome, haveria om acento indicador de crase:

– Referi-me às alunas.