Sou muito friolento. – Gramática On-line
Geia todo ano.
Geia sempre no Paraná.
22 de julho de 2019
Acredita Deus? Sim. Creio em Deus.
Acredita Deus? Sim. Creio em Deus.
7 de agosto de 2019

Sou muito friolento.

Friorento, friolento, friento

Friorento, friolento, friento

Na Região Sul do Brasil, as temperaturas caem demasiadamente durante o inverno. É muito frio. É friíssimo. Os frientos sofrem com a frialdade das manhãs. Esse friúme maltrata os friorentos, que buscam algo frigífugo.


Observe o sentido das palavras relacionados com “frio”.


Frialdade: Característica do que apresenta baixa temperatura; tempo frio. Em linguagem figurada, é a característica de quem demonstra insensibilidade, indiferença para com outrem, ou ainda ausência de afeto, de calor.
.
Frieza: Estado daquilo que é desprovido de calor; temperatura fria. Em linguagem figurada, é falta de ardor, de paixão, de envolvimento, de sensualidade, de expressividade numa obra literária ou artística.
.
Frígido: Com baixa temperatura; frio, gelado. Em linguagem figurada, é o que se mostra indiferente, apático, distante; que não se envolve ou não deixa transparecer nenhum envolvimento.
.
Frigidíssimo: Muito frígido
.
Frigidez: Condição ou característica do que é ou está frio. Em linguagem figurada, é falta de ardor; insensibilidade, desinteresse, indiferença; ausência de desejo sexual, impossibilidade de obter prazer com o sexo.
.
Friagem: Temperatura baixa. Queda repentina de temperatura causada por frentes frias provindas de regiões árticas.
.
Friúme, friúra, friez: Estado ou qualidade do que é ou está frio.
.
Frigífugo: Capaz de evitar, de combater o frio.
Friacho: De baixa temperatura, frio.
.
Friíssimo: Extremamente frio.