Ninguém é ruim em Matemática, nem em Física ou em Química… – Gramática On-line

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Ninguém é ruim em Matemática, nem em Física ou em Química…

 Numa publicação em mídia eletrônica de Londrina, havia a seguinte frase: "Falta de hormônio na gestação gera crianças ruins em Matemática". O que seria uma criança ruim em alguma disciplina?

Segundo o dicionário Aurélio, o adjetivo "ruim" tem os seguintes significados:

 

1. Que não tem préstimo; inútil.

Uma criança não é inútil…

 

2. Que prejudica (física ou moralmente); prejudicial, nocivo, mau.

Uma criança não é nociva, má…

 

3. Que tem má índole; perverso, malvado, mau.

Uma criança é perversa?

 

4. Estragado, deteriorado, podre.

Criança podre?

 

5. Que apresenta defeito; estragado, defeituoso.

Criança com defeito?

 

6. De má qualidade; ordinário.

Criança de má qualidade.

 

Observe, portanto, que é inadequado qualificar uma criança que apresenta dificuldades em aprender determinada matéria como "ruim". Ela tem dificuldades, e só. A falta de hormônio prejudica o desempenho da criança ou o influencia negativamente, mas "ruim" ela não é!