Palestras – Gramática On-line

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Nessa palestra discute-se a importância do estabelecimento de limites às crianças e aos jovens em geral. A frustração é extremamente importante para a formação do caráter do futuro cidadão.

O homem e a sociedade são passíveis de aperfeiçoamento. O que importa é um homem e uma mulher melhores (não perfeitos) em uma sociedade melhor.

A disciplina é um dos aspectos mais importantes na Educação.

Público-alvo: família.

Child Discipline: Physical Punishment Can Leave Psychological Marks

O que se aprende na família tem uma força enorme:

Nos casos favoráveis, serve para o apuramento de princípios moralmente estimáveis que depois resistirão às tempestades da vida.

Nos desfavoráveis, faz arraigar preconceitos, que mais tarde serão quase impossíveis de extirpar.

Princípios e preconceitos estão de tal modo mesclados que nem sequer para o interessado, muitos anos mais tarde, é fácil discernir uns dos outros.

Público-alvo: família.

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Verdades que temos de aceitar: tudo muda e acaba; a vida nem sempre é justa; a dor faz parte da vida; as pessoas não são amáveis e leais o tempo todo.

Os quatro “As” para viver bem consigo mesmo: alimentação saudável, atividade física prazerosa, atitude mental positiva e afetividade em abundância.

Os quatro “As” para viver bem os relacionamentos: atenção – escutar mais do que fala; aceitação – aceitar as pessoas como são; agradecimento – ser grato aos relacionamentos; afetividade – afetar positivamente os demais.

Público-alvo: família.

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Ser inteligente é ter capacidade de resolver os problemas, é ter capacidade de ‘escolher o melhor caminho’, é ter capacidade de compreender.

existem nove inteligências: lógico-matemática, espacial, linguística, cinestésico-corporal, naturalista, musical, pictórica, intrapessoal e interpessoal.

Públicos-alvo: família e instituições de ensino.

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A família do futuro tem de ser mais parecida com a família do passado e resgatar os verdadeiros valores.

A Educação é fundamental para a construção de ideais de liberdade e de justiça social.

É preciso formar cidadãos conscientes, que saibam conviver, pois o objetivo maior da Educação é ensinar a conviver.

Deve-se transmitir a essência da sociedade para construir os valores e formar cidadãos tolerantes e solidários.

Público-alvo: família.

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A única forma de ser feliz é procurar fazer os outros felizes. Quem procede assim encontra uma fonte secreta de verdadeira paz e de satisfação vitalícia.

Públicos-alvo: família, instituições de ensino e empresas.

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O objetivo primordial da educação é formar pessoas responsáveis e fortes para fazerem suas próprias escolhas

A criança se comporta de acordo com padrões familiares.

Ser educador é estar presente – mesmo que distante –  nos momentos importantes.

Para se educar bem um filho, é preciso mexer com a emoção.

Público-alvo: família.

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A Educação consiste em buscar as seguintes qualidades aos filhos: honestidade, confiança em si, delicadeza, cooperação, alegria, curiosidade intelectual, boas realizações, aceitação social, simpatia e ser carinhoso, compreensivo, decente e bem-humorado.

Públicos-alvo: família e instituições de ensino.

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Quando as crianças conseguem contornar conflitos seguros, têm mais habilidades para enfrentar a vida.

É preciso responsabilizar as crianças pelos comportamentos inadequados. Agir sem esperar recompensa imediata. Resolver os pequenos problemas do dia a dia. Lidar com perturbações inesperadas. Comportar-se com equilíbrio emocional. Conviver com o desconforto. Ter a capacidade de motivar a si próprio. Aceitar a consciência de que nada dura para sempre.

Público-alvo: família.

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Nessa palestra discute-se maneiras de como não se deve educar uma criança, assim como a maneira mais segura de se estabelecerem limites. Há de haver a punição construtiva e a recompensa educadora. O mais importante é ter a consciência de que são os valores que nortearão as ações dos jovens.

Público-alvo: família.

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Quem lê bastante, raciocina bem. Somente quem raciocina bem tem condições de produzir bons textos, inclusive textos mentais.

Os analfabetos do séc. XXI não são aqueles que não sabem ler nem escrever, e sim aqueles que se recusam a aprender, a desaprender e a reaprender.  (Alvin Toffler)

Públicos-alvo: família, instituições de ensino e empresas.

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A pessoa verdadeiramente sábia é humilde e confiante, sem ser arrogante. Baseamos a nossa vida mais no que acreditamos do que no que sabemos. Quanto mais aprendemos mais deveríamos perceber que existem muitas coisas que ainda não sabemos.

O sofrimento nos causa dor, mas também nos faz crescer. Só podemos entender as coisas a partir de nossa própria perspectiva. Deve-se concentrar menos no que se pensa sobre as coisas e mais no que se sente a respeito delas.

Públicos-alvo: família, instituições de ensino e empresas.

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Capacidade de restringir as próprias vontades e de adiar ou moderar a satisfação de alguns prazeres imediatos tendo em vista o cumprimento de objetivos recomendáveis a longo prazo.

Se os pais não ajudam os filhos a crescer as instituições públicas se verão obrigadas a lhes impor o princípio da realidade, não com afeto, mas pela força. Desse modo, só se conseguem crianças envelhecidas (e adultos infantis) desobedientes, não cidadãos adultos livres.

Público-alvo: família.

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Para se tornar educador, devem-se romper os velhos hábitos.

Temos de aprender a fazer pausas para reflexões, a ouvir com mais atenção e a pensar antes de falar.

Nascemos com algumas fraquezas, e uma das mais significativas é a devoção ao ego. Superá-la corresponde a aperfeiçoamento pessoal, empatia e consideração pelos outros.

Público-alvo: família.

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Nessa palestra discutem-se pensamentos filosóficos sobre a Educação de Buda, Thomas Hobbes, Kant, Nietzsche, Sartre, Sêneca, Confúcio, Lao Tsé e Khalil Gibran.

Públicos-alvo: família e instituições de ensino.

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Alteridade – interesse pelos demais. Reconhecer suas limitações. Estar em processo de constante descoberta. Ser curioso e desenvolver-se sempre. Ser formador de cidadãos. Ser humilde virtuoso. Ser agregador.

Públicos-alvos: família, instituições de ensino e empresas.

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As principais características do bom educador são as seguintes: motivador, equilibrado, criativo, ativo, compromissado, ético, influenciador e responsável.

O bom educador valoriza-se e aperfeiçoa-se sempre, tem sempre atitude mental positiva, encara os fracassos como aprendizagem, não culpa os outros por seus fracassos e sabe que o saber está sempre em construção.

Público-alvo: instituições de ensino.

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Educar não é mostrar o caminho certo, pois ele não existe, mas sim ajudar o jovem a se libertar para que encontre o seu próprio caminho.

A felicidade é mais do que prazer. A verdadeira felicidade vem de dentro: sabedoria, moderação, coragem e justiça, ou seja, a excelência de caráter.

Público-alvo:  instituições de ensino.

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Há de se ter responsabilidade para com as perguntas da existência, as tarefas sociais e as exigências do momento.

É agindo socialmente que se desenvolve o hábito da virtude. É através das ações e das reflexões sobre elas que se torna ético.

Públicos-alvo: família, instituições de ensino e empresas.

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Liberdade: capacidade de escolher a atitude pessoal diante de determinado conjunto de circunstância.

Visão positiva da capacidade humana de transcender qualquer situação e descobrir uma adequada verdade orientadora.

A vida tem um sentido potencial sob quaisquer circunstâncias, mesmo as mais miseráveis.

Públicos-alvo: família e instituições de ensino.

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Esta palestra é a apresentação do projeto “Escola para os pais”, que consiste em a escola parceira oferecer aos pais uma palestra ministrada por um membro do Letra Produções Educacionais.

O ideal seria iniciar o trabalho com a Pedagogia da Responsabilidade.

A palestra deve ser encarada como um momento especial para a escola. Se assim o for, os pais também se sentirão ‘especiais’.

Faça um evento “terno e gravata”, e não “bermudas e chinelos”.

Público-alvo: instituições de ensino.

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Tenha certeza de que está sendo entendido pelos alunos.
Recompense o bom comportamento, a participação e os bons resultados.
Seja um exemplo digno de ser copiado.
Envolva os alunos em atividades de resolução de problemas.
Aja como um líder e será respeitado como tal.

Público-alvo: instituições de ensino.

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A Educação é fundamental para a construção de ideais de liberdade e de justiça social.
É preciso formar cidadãos conscientes, que saibam conviver, pois o objetivo maior da Educação é ensinar a conviver.
Deve-se transmitir a essência da sociedade para construir os valores e formar cidadãos tolerantes e solidários.

Público-alvo: instituições de ensino.

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Para motivar os jovens, é preciso ser um adulto jovial, não no sentido da idade, mas no do espírito!

Para isso, é preciso energia, mentalidade jovial, nível adequado ao dos alunos e conhecimento das necessidades e aspirações dos jovens.

Público-alvo: instituições de ensino.

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Objetivos: o rompimento com ideias prontas e superficiais sobre outras culturas e o despertamento da curiosidade do olhar; o amadurecimento do adolescente como receptor crítico.

O trabalho com filmes aperfeiçoa a criatividade artística e intelectual, desenvolve a capacidade de crítica e ajuda o aluno a se tornar um consumidor mais crítico e exigente.

Público-alvo: instituições de ensino.

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Método de alfabetização aplicado pela correspondência entre símbolos e seus respectivos sons: letras x fonemas.

Público-alvo: instituições de ensino.

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Trata o aluno como elemento ativo da sociedade;
Considera a aprendizagem do aluno como o foco principal da aula;
Elabora projetos para os realizar durante o ano;
Tem o mundo como objeto de suas aulas;
Incentiva o aluno à curiosidade para estudar mais eficientemente;
Conhece as características de seus alunos (visuais, auditivos, cinestésicos).

Público-alvo: instituições de ensino.

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Finalidades de um projeto: Fornecer aos estudantes instrumentos necessários para que sejam capazes de atingir os objetivos da aprendizagem: aprender a aprender; aprender a fazer; aprender a ser; aprender a conviver.

Público-alvo: instituições de ensino.

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Exercer o companheirismo é exercer a lealdade, a honestidade, a amizade e sobretudo a confiança. Quando compartilhamos informações, estamos exercendo o companheirismo; quando se tem alguém em quem podemos confiar, tudo fica mais fácil no nosso trabalho, tudo é desenvolvido com mais tranquilidade e eficiência.

Públicos-alvo: família e instituições de ensino.

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O acordo entre professores e alunos são imprescindíveis para elucidar as reais expectativas de um em relação ao outro.

É necessário partilhar as responsabilidades pelas decisões no que tange às rotinas de trabalho pedagógico e às regras de convivência escolar.

Público-alvo: instituições de ensino.

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A descoberta de fatos verdadeiros depende da observação e da experimentação guiadas pelo raciocínio indutivo, os quais constituem os meios para se chegar à verdade.

Público-alvo: instituições de ensino.

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Disciplina, multidisciplina, pluridisciplina, transdisciplina, interdisciplina.
O professor tem de ser criativo, inquiridor, questionador, pesquisador, em processo de constante descoberta.
Relacionar o conteúdo dos fatos ao dia a dia do educando tem de ser parte da vida do professor.

Público-alvo: instituições de ensino.

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Nenhuma tecnologia é positiva ou negativa, certa ou errada, útil ou perigosa. É só a utilização disso que pode ser julgada com regras éticas.
A linguagem virtual requer habilidades de escrita e de pensamento rápidos, implicando um raciocínio limitado.
Frases curtas e abreviações interferem em produções de textos mais complexos.
Não é hodierna a utilização de frases mais curtas para ‘facilitar’ o ato da escrita.

Públicos-alvo: instituições de ensino e empresas.

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iInovação. O “i”, Basicamente, segundo Steve Jobs em 1998, significa internet, mas, também, individualidade, informação, inspiração e instrução (= educação). Portanto, há de se preocupar – não somente com internet, individualidade e inspiração – principalmente com informação e instrução. A “instrução” passa, obrigatoriamente, pela Gramática!
Nesta palestra, então, são analisados casos em que a Gramática é importante no meio eletrônico.

Público-alvo: empresas.

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A qualidade de vida é importantíssima para a performance de qualquer profissional. É preciso combater os maus hábitos. É necessário reenergizar-se e ter atitude mental positiva. Cansar o corpo para descansar a mente. Exercitar o cérebro.

Públicos-alvo: família, instituições de ensino e empresas.

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Palestra-aula apresentando a Reforma Ortográfica em todos os seus detalhes.

Públicos-alvo: instituições de ensino e empresas.

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Os principais erros gramaticais e as respectivas adequações de acordo com as convenções gramaticais vigentes.

Públicos-alvo: instituições de ensino e empresas.

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A importância de se usar adequadamente a Língua Portuguesa nas empresas. Dicas para se efetivar a boa comunicação.

Público-alvo: empresas.

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Por meio de poesias, o Prof. Dílson Catarino trabalha a Língua Portuguesa lúdica e suavemente.

Públicos-alvo: instituições de ensino e empresas.

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A Língua Portuguesa em e-mails, cartas, ofícios e outros meios.

Públicos-alvo: instituições de ensino e empresas.