Um dos que – Gramática On-line

Gramática e Produção de textos
descomplicadas!

A conjunção se – condicional ou causal.
20 de novembro de 2018
O verbo haver
20 de novembro de 2018

Um dos que

Uma das regras de concordância verbal que mais traz dúvidas aos alunos é a que tem como sujeito a expressão um(a) dos que. E aí, caro estudante, essa frase que acabou de ler está adequada ao padrão culto da língua ou não? Você usaria o verbo trazer no singular, como o fiz, ou no plural?: Uma das regras de concordância verbal que mais trazem dúvidas…? Quer saber qual a maneira adequada? Vamos à explicação:

A norma culta da Língua Portuguesa preceitua que, quando o sujeito for formado pela expressão um dos … que, o verbo poderá ficar no singular ou no plural, dependendo do contexto. Para exemplificar, apresentarei algumas situações, com as respectivas frases:

1) Eu sei que Rodolfo é o único estudante da escola que frequenta aulas de capoeira, então eu digo:

Rodolfo é um dos alunos da escola que frequenta as aulas de capoeira.

Usei o verbo no singular porque tenho certeza de que somente ele pratica a ação: dos alunos da escola, Rodolfo é o único a frequentar aulas de capoeira.

2) Eu sei que, além de Antônio, outros clientes da loja gostam de Jazz, então eu digo:

Antônio é um dos clientes da loja que gostam de Jazz.

Usei o verbo no plural porque tenho certeza de que Antônio não é o único cliente que gosta de Jazz: dentre os clientes da loja, muitos gostam de Jazz; Antônio é um deles.

3) Eu não tenho certeza de que Gilberto seja o único jogador do time a ter problemas nos tendões; pode haver outros jogadores com o mesmo problema, então eu posso dizer:

Gilberto é um dos jogadores do time que apresenta problemas nos tendões ou Gilberto é um dos jogadores do time que apresentam problemas nos tendões.

Posso usar tanto o singular quanto o plural porque não tenho certeza de que somente ele apresenta problemas. É facultativo, portanto, o uso do verbo no singular ou no plural em frases como essa.

Veja outros exemplos:

Foi uma das peças teatrais de Chico Buarque de Holanda que se representou ontem. Singular, pois, das peças de Chico, somente uma foi representada ontem.

Foi uma de minhas filhas que esteve em sua casa ontem. Singular, pois, das minhas filhas, somente uma esteve lá.

Roberto foi um dos amigos que mais me consolaram na hora do sofrimento. Plural, pois, dos amigos, ele não foi o único que me consolou.

O ensino do idioma materno é um dos assuntos que mais gera discussões entre os profissionais da língua. ou

O ensino do idioma materno é um dos assuntos que mais geram discussões entre os profissionais da língua.

Ambas as frases estão adequadas, pois tanto podemos admitir que dentre muitos assuntos o estudo do idioma é o que mais gera discussões entre os profissionais como não.

Voltemos, agora, à frase apresentada no início do texto:

Uma das regras de concordância verbal que mais traz dúvidas aos alunos é a que tem como sujeito a expressão ‘um(a) dos que’? ou

Uma das regras de concordância verbal que mais trazem dúvidas aos alunos é a que tem como sujeito a expressão ‘um(a) dos que’?

Não há certeza quanto a ser essa a regra que mais traz dúvidas aos alunos, portanto é facultativo o uso de singular ou de plural.