Possa ser que eu vá. – Gramática On-line
Subsídio. Como se pronuncia?
9 de julho de 2014
As crianças estudaram para passar ou para passarem?
9 de julho de 2014

Possa ser que eu vá.

Pergunta:
1- Os baianos, costumam usar “possa ser” no sentido de “pode ser”, exemplo: “possa ser que eu vá hoje a festa” ao invés de “pode ser que eu vá hoje a festa”.
2- Na sentença, “Não precisa de fazer isso”. Há necessidade de usar a preposição “de” no verbo “precisa”, levando em consideração que quem precisa, precisa “de algo”. Sei que essas dúvidas parecem um pouco colegial, mas acaba que no dia a dia, fica a dificuldade de lembrar do nosso português que é tão complexo. Desde já agradeço a atenção e aproveito para parabenizá-lo pela idéia do site. Aguardo ansioso pela resposta!

 

Resposta:
Possa é o verbo poder conjugado no presente do subjuntivo, tempo que exige a anteposição de um termo indicador de hipótese, como talvez.
A frase apresentada não contém um termo indicador de hipótese; é, então, inadequado o uso de possa; o melhor é pode:

 

Pode ser que eu vá lá.
Talvez ele possa ser o culpado.

 

Essas duas frases, porém, ficariam mais adequada ao padrão culto da língua sem a utilização do verbo poder, mas com a utilização de um termo hipotético:

 

Talvez eu vá lá.
Talvez ele seja o culpado.

 

——————

 

Quanto ao uso da preposição de, os verbos precisar e necessitar, quando seguidos de outro verbo no infinitivo prescindem dela, ou seja, não precisam dela:

 

Não precisa fazer isso.