Separação silábica de psicologia – Gramática On-line
Agradeço retornar o formulário.
9 de julho de 2014
Se o jovem soubesse que o pai fosse inventivo…
9 de julho de 2014

Separação silábica de psicologia

Pergunta:
Quero muito saber como se separa a palavra “psicologia“. Pois em alguns dicionário encontro: psi-co-lo-gi-a, e em outros: psi-co-lo-gia.
Acho que a segunda opção está correta, a minha professora afirma que sim. Pois a e i são semivogal e vogal, por isso não se separa. Como é na verdade?

 

Resposta:
As palavras terminadas em ea, eo, ia, ie, io, ua, ue, uo só terão a formação de ditongo, ou seja, o “i” só será semivogal, se a sílaba anterior à terminação for acentuada. Caso isso aconteça, o “i” tanto pode ser considerado semivogal quanto vogal, ou seja, caso a sílaba anterior seja acentuada, haverá duas possiblidades de separação silábica: hiato e ditongo. Por exemplo, a palavra “secretária“, denominação da pessoa: se-cre-tá-ria ou se-cre-tá-ri-a.

 

Se a sílaba anterior não for acentuada, o “i” será vogal, consequentemente só haverá hiato. Por exemplo, a palavra “secretaria“, denominação do lugar onde a secretária trabalha: se-cre-ta-ri-a.

 

Na palavra “psicologia“, a sílaba anterior à terminação “ia” não é acentuada; o “i“, portanto, é vogal. A separação silábica, então, é a seguinte: psi-co-lo-gi-a.

 

Se há algum dicionário que registre psi-co-lo-gia, vá ao Procon e exija seu dinheiro de volta, pois está errado, e sua professora precisa estudar um pouquinho mais.